quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ômega-3 para Potencializar sua Capacidade Mental, Humor e Motivação





          O humor, a motivação e a performance mental estão intimamente ligados aos alimentos que ingerimos. Estudos mostram cada dia mais que algumas substâncias contidas em determinados alimentos também podem aumentar a capacidade mental.
Mais de 20% do cérebro é constituído de substâncias gordurosas que desempenham importantes funções. A saúde do nosso cérebro depende não só da quantidade de gordura que ingerimos, mas principalmente do tipo de gordura.
A performance mental exige um tipo específico de gordura encontrado mais frequentemente em peixes, conhecidos como ácidos graxos Omega-3.
Os ácidos graxos Omega-3 são conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana externa das células cerebrais. É através dessa membrana que todos os sinais nervosos fluem.
Então a presença de Omega-3 cria um ambiente ideal para a troca rápida de "mensagens" entre as células do nosso cérebro. Se o cérebro para de receber Omega-3, ele procura se adaptar a essa deficiência. Como consequência ele fica "preguiçoso" e as respostas passam a ser mais lentas. Quando esse comportamento é repetido dia-após-dia, o cérebro passa a encarar esse novo estado como sendo o seu novo padrão normal de funcionamento.
É aí que problemas de memória, alterações de humor e dificuldades de aprendizado podem se tornar frequentes.


Estudos mostram que o consumo regular de Omega-3 está ligado aos seguintes benefícios:

• boa concentração;
• boa memória;
• motivação;
• boas habilidades motoras;
• boa velocidade de reação;
• neutralização do stress;

          As fontes principais de Omega-3 são os peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e os óleos de peixe. Também são boas fontes de ômega 3 as sementes de linhaça e o óleo de linhaça.
Além de todos esses benefícios para o cérebro, vamos ressaltar também que o Omega-3 atua brilhantemente na redução dos níveis de triglicérides e consequentemente ajuda a reduzir os riscos de doença do coração.
As doses ideais para você podem ser personalizadas por um nutricionista!

Que tal uma receita especialmente saudável e rica em Ômega 3, elaborada pra você!!

-Atum com Pesto e Castanha do Pará
-Bacalhau light
-Salmão com Alcaparras
-Peixe ao Molho de Mostarda

Estas e outras receitas você encontra no www.silvanapupo.com.br



quinta-feira, 19 de julho de 2012



QUIROPRAXIA



          A Quiropraxia é uma terapia manual - essencialmente indolor - que procura restabelecer a saúde corporal e aliviar dores sem o uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos. Suas bases foram criadas em 1895, nos EUA, por Daniel David Palmer. Reconhecida cientificamente (com importantes estudos realizados em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Austrália e Japão), a Quiropraxia é a terapia natural que mais cresce no mundo, especialmente nos EUA, onde os quiropraxistas já são o segundo maior grupo de profissionais ligados à saúde (há mais quiropraxistas que dentistas). Este reconhecimento se deve especificamente aos resultados que a terapia proporciona. Não há restrições de idade ao emprego da Quiropraxia, que pode ser ministrada em qualquer fase da vida, inclusive em idosos. A Quiropraxia, não se propõe a substituir a medicina tradicional, mas procura dar soluções não invasivas e eficientes nos casos de sua competência. Indicação A Quiropraxia concentra-se na qualidade do funcionamento do sistema nervoso, possibilitando seu livre e perfeito funcionamento. Assim, age sobre o sistema responsável pela saúde global do organismo, como ressalta um dos livros mais importantes sobre anatomia: "A finalidade do sistema nervoso é controlar e coordenar a função de todos os tecidos, órgãos e sistemas do corpo".

          Por isso a Quiropraxia é eficaz para aliviar e prevenir dores corporais ou articulares, além de ajudar a resolver problemas em órgãos e sistemas de todo o corpo. Com esse objetivo de garantir o bom funcionamento global do organismo o Quiropraxista age localmente, nas chamadas subluxações vertebrais, que comprometem a passagem dos impulsos nervosos pelo corpo. Desta forma ele procura eliminar as interferências no sistema nervoso, buscando restabelecer o seu perfeito funcionamento. Dor - é comum a noção de que temos um problema porque sentimos dor, e que sua extinção significa "problema resolvido". Este é um grande engano! Na verdade, a dor não é o problema em si, mas seu reflexo. É o corpo dizendo que algo vai mal, mostrando o que devemos evitar fazer para não piorar os danos do "local dolorido". Por isso a Quiropraxia pode e deve ser ministrada também em pacientes sem dores, sendo ainda mais desejável o tratamento preventivo quando comparado ao curativo. Método: Por meio da manipulação, a Quiropraxia libera os impulsos nervosos bloqueados nas articulações com dificuldades de movimentação. É desta forma que atinge seus objetivos, aliviando dores e melhorando o organismo como um todo. Embora a maior parte dos pacientes só procura tratamento quando já tem dores (na coluna, em articulações ou outras), é recomendável que se faça o tratamento preventivo, por meio do ajuste quiropráxico. Neste sentido a Quiropraxia também tem papel importante, evitando o aparecimento de dores e possibilitando a manifestação de uma melhor saúde no organismo.
A manipulação vertebral tem indicação em todos os casos de:

  • Cefaléias ( dores de cabeça)QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG
  • Cervicalgias ( dores na nuca e regiões próximas)QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG
  • Dorsalgias (dores na região dorsal e peito)QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG 
  • Lombalgias (dores na região próximas ao quadril) QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG
  • Ciatalgias (dores no ciático, coxa e pernas) QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG 
  • Hérnia de disco QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG
  • Parestesia em membros (formigamento na perna ou braço, dependendo onde é o  pinçamento vertebral)OSTEOPATIA E RPG 
  • Desvios posturais


Dicas do Quiropraxista

Para levar sua vida com mais qualidade, você pode criar alguns hábitos no seu dia-a-dia. Com certeza, mesmo que você não perceba, seu organismo vai agradecer. São hábitos simples que, quando a gente não dá atenção, com o tempo o corpo sente. Então vêm os problemas... Saiba como evitá-los. - Procure usar sapatos confortáveis - Prefira cadeiras com apoio lombar adequado - Se você fica sentado a maior parte do tempo, providencie um apoio para os pés - Atividades físicas são sempre recomendadas, mesmo para quem está em tratamento - Mantenha seu peso em níveis aceitáveis ao seu perfil corporal.

sexta-feira, 13 de julho de 2012






          As rugas são linhas marcadas na pele decorrentes do processo de envelhecimento. Podem ser dinâmicas (aparecem devido à mímica facial), estáticas (pela fadiga da pele por movimentos repetitivos ao longo dos anos), profundas (decorrentes do sol e que não somem mesmo quando a pele é puxada) e superficiais (aparecem pela ação do tempo e se modificam quando a pele é esticada).


Dentre os fatores que acarretam o aparecimento das rugas podemos citar a diminuição das fibras elásticas, a rigidez do colágeno, o declínio do tecido conjuntivo, a diminuição da leva de oxigênio no local e a desidratação.



O principal motivo do envelhecimento da pele são as alterações decorrentes do envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele. O envelhecimento intrínseco é aquele que ocorre através do desgaste natural do organismo, sem a interferência de agentes externos. Já o envelhecimento extrínseco ocorre pela ação de estímulos externos, como a exposição ao sol, estresse e poluição (o que enfrentamos todos os dias). Infelizmente, o envelhecimento extrínseco é o mais abrasivo quando se trata de envelhecimento cutâneo.