As rugas são linhas marcadas na pele decorrentes do processo de envelhecimento. Podem ser dinâmicas (aparecem devido à mímica facial), estáticas (pela fadiga da pele por movimentos repetitivos ao longo dos anos), profundas (decorrentes do sol e que não somem mesmo quando a pele é puxada) e superficiais (aparecem pela ação do tempo e se modificam quando a pele é esticada).
Dentre os fatores que acarretam o aparecimento das rugas podemos citar a diminuição das fibras elásticas, a rigidez do colágeno, o declínio do tecido conjuntivo, a diminuição da leva de oxigênio no local e a desidratação.
O principal motivo do envelhecimento da pele são as alterações decorrentes do envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele. O envelhecimento intrínseco é aquele que ocorre através do desgaste natural do organismo, sem a interferência de agentes externos. Já o envelhecimento extrínseco ocorre pela ação de estímulos externos, como a exposição ao sol, estresse e poluição (o que enfrentamos todos os dias). Infelizmente, o envelhecimento extrínseco é o mais abrasivo quando se trata de envelhecimento cutâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário