QUIROPRAXIA
A Quiropraxia é uma terapia manual - essencialmente indolor - que procura restabelecer a saúde corporal e aliviar dores sem o uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos. Suas bases foram criadas em 1895, nos EUA, por Daniel David Palmer. Reconhecida cientificamente (com importantes estudos realizados em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Austrália e Japão), a Quiropraxia é a terapia natural que mais cresce no mundo, especialmente nos EUA, onde os quiropraxistas já são o segundo maior grupo de profissionais ligados à saúde (há mais quiropraxistas que dentistas). Este reconhecimento se deve especificamente aos resultados que a terapia proporciona. Não há restrições de idade ao emprego da Quiropraxia, que pode ser ministrada em qualquer fase da vida, inclusive em idosos. A Quiropraxia, não se propõe a substituir a medicina tradicional, mas procura dar soluções não invasivas e eficientes nos casos de sua competência. Indicação A Quiropraxia concentra-se na qualidade do funcionamento do sistema nervoso, possibilitando seu livre e perfeito funcionamento. Assim, age sobre o sistema responsável pela saúde global do organismo, como ressalta um dos livros mais importantes sobre anatomia: "A finalidade do sistema nervoso é controlar e coordenar a função de todos os tecidos, órgãos e sistemas do corpo".
Por isso a Quiropraxia é eficaz para aliviar e prevenir dores corporais ou articulares, além de ajudar a resolver problemas em órgãos e sistemas de todo o corpo. Com esse objetivo de garantir o bom funcionamento global do organismo o Quiropraxista age localmente, nas chamadas subluxações vertebrais, que comprometem a passagem dos impulsos nervosos pelo corpo. Desta forma ele procura eliminar as interferências no sistema nervoso, buscando restabelecer o seu perfeito funcionamento. Dor - é comum a noção de que temos um problema porque sentimos dor, e que sua extinção significa "problema resolvido". Este é um grande engano! Na verdade, a dor não é o problema em si, mas seu reflexo. É o corpo dizendo que algo vai mal, mostrando o que devemos evitar fazer para não piorar os danos do "local dolorido". Por isso a Quiropraxia pode e deve ser ministrada também em pacientes sem dores, sendo ainda mais desejável o tratamento preventivo quando comparado ao curativo. Método: Por meio da manipulação, a Quiropraxia libera os impulsos nervosos bloqueados nas articulações com dificuldades de movimentação. É desta forma que atinge seus objetivos, aliviando dores e melhorando o organismo como um todo. Embora a maior parte dos pacientes só procura tratamento quando já tem dores (na coluna, em articulações ou outras), é recomendável que se faça o tratamento preventivo, por meio do ajuste quiropráxico. Neste sentido a Quiropraxia também tem papel importante, evitando o aparecimento de dores e possibilitando a manifestação de uma melhor saúde no organismo.
A manipulação vertebral tem indicação em todos os casos de:
- Cefaléias ( dores de cabeça)QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG
- Cervicalgias ( dores na nuca e regiões próximas)QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG
- Dorsalgias (dores na região dorsal e peito)QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG
- Lombalgias (dores na região próximas ao quadril) QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG
- Ciatalgias (dores no ciático, coxa e pernas) QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG
- Hérnia de disco QUIROPRAXIA OSTEOPATIA E RPG
- Parestesia em membros (formigamento na perna ou braço, dependendo onde é o pinçamento vertebral)OSTEOPATIA E RPG
- Desvios posturais
Dicas do Quiropraxista
Para levar sua vida com mais qualidade, você pode criar alguns hábitos no seu dia-a-dia. Com certeza, mesmo que você não perceba, seu organismo vai agradecer. São hábitos simples que, quando a gente não dá atenção, com o tempo o corpo sente. Então vêm os problemas... Saiba como evitá-los. - Procure usar sapatos confortáveis - Prefira cadeiras com apoio lombar adequado - Se você fica sentado a maior parte do tempo, providencie um apoio para os pés - Atividades físicas são sempre recomendadas, mesmo para quem está em tratamento - Mantenha seu peso em níveis aceitáveis ao seu perfil corporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário